Edital para Bolsas Rotary pela Paz 2017-18

ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4651
COMISSÃO DISTRITAL DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA
SUBCOMISSÃO DISTRITAL DE BOLSAS ROTARY PELA PAZ E BOLSAS EDUCACIONAIS

É com satisfação que comunicamos a abertura das inscrições para as Bolsas Rotary pela Paz – uma das iniciativas da Fundação Rotária para a promoção da paz, boa vontade e compreensão mundial.

1) Bolsas Rotary pela Paz

A cada ano, 100 bolsistas Rotary pela Paz são escolhidos para participarem de um programa mundial de aperfeiçoamento (de 3 meses) ou de mestrado (de 15 a 24 meses) em um dos Centros Rotary pela Paz, com a parceria de renomadas universidades, abaixo listadas. Os bolsistas estudam assuntos relacionados às principais causas de conflitos e exploram soluções inovadoras que atendem necessidades reais.

● Duke University e University of North Carolina, Chapell Hill, EUA
● International Christian University, Japão
● University of Bradford, Inglaterra
● University of Queensland, Austrália
● Uppsala University, Suécia
● Chulalongkorn University, em Bangcoc, Tailândia

Os cinco primeiros centros participam do programa de mestrado, enquanto a Chulalongkorn University realiza os cursos de aperfeiçoamento. Os candidatos são orientados a examinar a grade de cursos de cada universidade, a fim de selecionarem aquelas cujos temas mais se aproximem de seus planos.

O programa nos Centros Rotary pela Paz capacita futuros líderes em assuntos de paz e prevenção/resolução de conflitos a fazerem uma diferença substancial em suas comunidades e no mundo. Os alunos se preparam para atuar em áreas como, por exemplo:

● Mediação de conflitos
● Ajuda humanitária em zonas de conflito e desastre
● Crise dos refugiados
● Tráfico humano
● Violência urbana
● Violência na escola
● Violência contra a mulher
● Diversidade religiosa e étnica
● Questão indígena
● Invasão de terras
● Delinquência juvenil
● Genocídio
● Terrorismo

2) Valor das Bolsas

As Bolsas Rotary pela Paz cobrem mensalidades e taxas escolares, estágios, estudos de campo, acomodações, refeições e despesas com transporte de ida e volta, em um valor aproximado de US$ 75.000 para o programa de mestrado e US$ 12.000 para o programa de aperfeiçoamento.

3) Perfil dos candidatos

Os candidatos deverão possuir atuação comprovada em temas relacionados com a paz e a resolução de conflitos, seja através de trabalho acadêmico ou voluntário ou ainda experiência profissional, e serem líderes natos. Eles podem estar trabalhando em:

● Organizações não governamentais ligadas a direitos humanos, assistência em casos de catástrofe, ajuda humanitária, defesa do meio ambiente, auxílio a refugiados e outros assuntos na área da paz e cooperação internacional.
● Organizações e corporações internacionais.
● Órgãos do governo tais como departamentos de estado, ministérios das relações exteriores, corpos diplomáticos.
● Agências de prestação de serviços voluntários internacionais; militares, policiais e profissionais da área de segurança.
● Grupos de mediação, arbitragem e resolução de disputas.
● Associações de ex-universitários, centros de carreira e departamento de estudos no exterior.
● Departamentos de estudos em relações internacionais, ciências políticas, estudos sobre paz e resolução de conflitos das faculdades e universidades locais.
● Locais que reúnam ex-bolsistas ou ex-participantes de equipes de Intercâmbios de Grupos de Estudos da Fundação que trabalhem com questões internacionais, desenvolvimento, fortalecimento da paz e resolução de conflitos, mesmo que residam fora do distrito.

4) Elegibilidade para o programa de mestrado

a) Mínimo de três anos de experiência na área, seja em empregos remunerados ou não (mínimo de trinta horas semanais).
b) Proficiência em inglês. Recomenda-se proficiência em um segundo idioma também.
c) Diploma de bacharel ou equivalente.
d) Grande capacidade de liderança.
e) Compromisso com a paz e compreensão mundiais, demonstrado por realizações acadêmicas e profissionais, e atividades pessoais e humanitárias.

5) Elegibilidade para o programa de aperfeiçoamento profissional

a) Mínimo de cinco anos de experiência ocupando posição de responsabilidade (nível médio ou alto) em período integral.
b) Proficiência em inglês.
c) Sólida formação acadêmica.
d) Grande capacidade de liderança.
e) Compromisso com a paz e compreensão mundiais, demonstrado por realizações acadêmicas e profissionais, e atividades pessoais e humanitárias.

6) Restrições

Pessoas nas categorias abaixo não se qualificam ao mestrado, mas podem se candidatar ao programa de aperfeiçoamento profissional (neste caso, o candidato deve cobrir todos os custos associados ao programa):

● Rotarianos representativos e honorários.
● Funcionários de Rotary Clubs, distritos, Rotary International ou outra entidade rotária.
● Cônjuges, descendentes diretos (filhos ou netos consanguíneos ou por adoção legal), cônjuges de descendentes diretos ou ascendentes (pais ou avós consanguíneos ou não) de qualquer pessoa viva das categorias acima.
● Ex-rotarianos (durante 36 meses após a saída do clube) e seus parentes, conforme descrito acima.

Quem já recebeu a Bolsa Educacional da Fundação Rotária, ou a Bolsa Rotary pela Paz para obtenção do certificado de aperfeiçoamento profissional, deve esperar pelo menos três anos após o seu término para se inscrever ao programa de mestrado em um Centro Rotary pela Paz.

Aqueles que completaram o programa de mestrado como Bolsista Rotary pela Paz devem esperar pelo menos cinco anos para se inscrever ao programa de aperfeiçoamento profissional.

7) Condições de participação do clube padrinho

Para qualificar seu candidato ao edital, o clube deverá observar as seguintes normas:

a) O clube deverá estar qualificado pelo Distrito 4651 no Ano Rotary 2017-2018, participando do Seminário da Fundação Rotária/Seminário Distrital de Gerenciamento de Subsídios da Fundação Rotária, dia 23/09/2017.
b) O clube deverá estar em dia com suas obrigações para com o Rotary International (per capitas do RI e do Distrito 4651) e a Fundação Rotária (obrigações relativas a projetos anteriores).
c) Rotaract Clubs e Casas da Amizade (Associação dos Cônjuges de Rotarianos) poderão participar do processo de indicação desde que, sob a responsabilidade de um Rotary Club patrocinador, devendo o Presidente do Rotary Club assinar o projeto, atestando a responsabilidade do Rotary Club para com o mesmo.
d) O clube poderá indicar até 03 (três) candidatos por ano.

8) Processo seletivo do candidato

a) Inicialmente, o candidato deverá ser aprovado pelo clube.
b) Caso aprovado, o clube deverá solicitar ao candidato que preencha o Formulário de Inscrição Online (ANEXO I) e reúna os demais documentos necessários para a inscrição.
c) De posse dos documentos o clube deverá providenciar seu envio à Subcomissão Distrital Bolsas Rotary pela Paz e Bolsas Educacionais.
d) Os candidatos que apresentarem a documentação completa e devidamente preenchida serão chamados para entrevista com a Comissão Selecionadora do distrito.
e) Todas as etapas anteriores são eliminatórias.
f) A seleção pelo distrito não garante ao candidato admissão ao programa da universidade desejada. A aprovação final será dada pela Fundação Rotária e condicionada à aprovação do candidato pela universidade.
g) Os bolsistas são selecionados com base em mérito e em sua capacidade de causar impacto significativo durante suas carreiras em questões relacionadas à paz e resolução de conflitos. O candidato ideal deve apresentar bom desempenho acadêmico, ter experiência profissional relevante e demonstrar liderança na comunidade.

9) Documentos necessários para inscrição

a) Carta de recomendação do Rotary Club assinada pelo presidente e pelo secretário do clube.
b) Inscrição para a Bolsa Rotary pela Paz (pelo formulário eletrônico no ANEXO I). Pela importância das informações prestadas, sugere-se a atenta leitura das instruções de preenchimento do formulário.
c) Curriculum Vitae em inglês.
d) Duas cartas de recomendação (pelo formulário eletrônico no ANEXO I), preenchidos e assinados por pessoas que conheçam o trabalho, estudos, atividades voluntárias e realizações do candidato. (Candidatos ao programa de mestrado devem enviar uma recomendação profissional e outra acadêmica; candidatos ao programa de aperfeiçoamento profissional devem enviar duas recomendações profissionais, sendo que uma deverá ser preenchida pelo empregador atual.)
e) Histórico Escolar traduzido em inglês por tradutor juramentado (apenas para o programa de mestrado).
f) Resultado de testes como GRE, TOEFL, IELTS, requeridos pelas universidades.
g) Declaração do candidato (pelo formulário eletrônico no ANEXO I).
h) Dissertação elaborada pelo candidato (pelo formulário eletrônico no ANEXO I).
i) Formulário de endosso do distrito (a ser fornecido após entrevista).

Os documentos deverão ser obrigatoriamente enviados pelo Correio, com comprovante de recebimento, para:

Presidente da Subcomissão Distrital Bolsas Rotary pela Paz e Bolsas Educacionais
Dorival Ramos Schultz
Rua das Castanheiras, 36
Lagoa da Conceição
Florianópolis, Santa Catarina CEP 88062-284

Fone: 48 99119-9819 (Vivo)
Email: dorschultz@gmail.com

A aprovação de candidatos pela Fundação Rotária não é garantia de obtenção da bolsa pois os mesmos precisam, também, serem aceitos pelas universidades nas quais manifestaram preferência.

10) Cronograma

Etapa Data Responsável
Lançamento do Edital 01/09/2017 Comissão Distrital da FR
Data limite para envio das inscrições ao distrito 31/05/2018 Rotary Club
Data das entrevistas 15/06/2018 Comissão Selecionadora
Data limite para envio das inscrições à Fundação Rotária 01/07/2018 Subcomissão Distrital Bolsas Paz
Divulgação dos nomes indicados 10/07/2018 Subcomissão Distrital Bolsas Paz

As entrevistas com os candidatos inscritos serão realizadas no endereço:

Rodovia SC 401, 8600 Bloco 5 Sala 101
Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis SC
Fone: 48 3239-2400

11) Comissão selecionadora

A Comissão Selecionadora será formada pelo Governador Distrital, pelo Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária e pelo Presidente da Subcomissão Distrital Bolsas Rotary pela Paz e Bolsas Educacionais. O resultado do edital será divulgado juntamente com uma breve descrição dos candidatos aprovados.

12) Esclarecimento de dúvidas

Os candidatos deverão ser esclarecer suas dúvidas junto ao Rotary Club padrinho. Os clubes poderão consultar o Presidente da Subcomissão Distrital Bolsas Rotary pela Paz e Bolsas Educacionais, e também o Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária ou o Governador Distrital.

13) Anexos

ANEXO I: Inscrição às Bolsas Rotary pela Paz
http://rotary.org/myrotary/pt/get-involved/exchange-ideas/peace-fellowship-application

Formulário eletrônico de inscrição para a Bolsa Rotary pela Paz contido no ANEXO I:
https://rotary.embark.com/auth/login

Informações adicionais pelo site:
https://fundacaorotary4651.wordpress.com/

Itajaí, 1 de setembro de 2017.

(a.) José Alberto Noldin
Governador Distrital 2017-18

(a.) Wan Yu Chih
Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária 2016-19

(a.) Dorival Ramos Schultz
Presidente da Subcomissão Distrital Bolsas Rotary pela Paz e Bolsas Educacionais 2017-18

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s