Livros Ilegíveis

Um em cada cinco adultos que vivem na cidade de Nova Iorque é analfabeto funcional. Imigrantes em sua maioria. É o que afirma a a ONG local Literacy Partners.

Para sensibilizar o público, a ONG pegou doze livros populares e embaralhou as letras das capas para dar àqueles que conseguem ler a experiência de como é não ser capaz de entender o que está escrito. O livro Código Da Vinci de Dan Brown virou “The Ad Viicn Oced” de “Nad Orbnw”.

A campanha “Unreadable Books”, ou Livros Ilegíveis, reuniu livrarias locais e autores para esse projeto. De acordo com a ONG,

“Queríamos incluir capas de livros que as pessoas reconhecessem, por serem muito conhecidos. Entramos em contato com autores de best sellers que já apoiam projetos de alfabetização e a resposta foi muito positiva.”

Os fundos arrecadados com as doações irão apoiar aulas de alfabetização de adultos que leem e escrevem no nível equivalente ao inicial de escolaridade.

“O baixo nível de alfabetização e a proficiência limitada em inglês são os maiores fatores que impulsionam a diferença de desempenho entre as crianças pequenas.”

Analfabetos funcionais são pessoas que, apesar de saberem ler e escrever, não conseguem compreender mais que umas poucas palavras; não conseguem sequer ler um anúncio de emprego. Um em cada cinco brasileiros enquadram-se nessa categoria. Juntamente com a legião de analfabetos absolutos, eles estão desocupados ou trabalhando em funções de baixíssima qualificação.

Wan Yu Chih
Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária 2016-2019

Fonte: “Unreadable Books Campaign Redesigns Dan Brown and Angie Thomas Covers To Promote Adult Literacy”, Forbes, 14/03/2019; “Uncover Illiteracy with Unreadable Books”, literacypartners.org, 12/04/2018.

Deixe um comentário