Bolsas de Estudo para Profissionais da Área Hídrica e de Saneamento

As Bolsas de Estudos para Profissionais da Área hídrica e de Saneamento são mais uma iniciativa da Fundação Rotária para a redução da pobreza, prevenção de doenças, desenvolvimento econômico de comunidades, e promoção da paz, boa vontade e compreensão mundial.

A parceria entre a Fundação Rotária e a UNESCO combate a crise hídrica no mundo por meio do treinamento de profissionais que possam planejar e implementar soluções sustentáveis para problemas relacionados a esta área em países em desenvolvimento, e fazerem a diferença em suas comunidades e no mundo.

O Instituto UNESCO – IHE Delft de Educação para as Águas é o maior estabelecimento de pós-graduação da área hídrica do mundo.

Anualmente são concedidas de 8 a 16 bolsas para cursos de mestrado no campus de Delft, Holanda. Os bolsistas podem cursar mestrado em recursos hídricos e saneamento urbanos, gestão de recursos hídricos ou engenharia e ciências hídricas, e têm a oportunidade de criar vínculos com os rotarianos envolvidos no programa. Além disso:

  • Dão suporte a alunos admitidos que demonstrem excelência acadêmica e interesse em cumprir a Missão da Fundação Rotária;
  • Incentivam o cultivo de relações de trabalho a longo prazo entre o bolsista e seus patrocinadores;
  • Contam com o envolvimento de pelo menos um Rotary Club ou distrito rotário do local onde o bolsista irá morar ou trabalhar depois de concluir os estudos;
  • Apoiam comunidades em países rotários;
  • Têm a comunidade em mente: os rotarianos patrocinadores selecionam candidatos apropriados para a bolsa;
  • Causam impacto sustentável e mensurável na comunidade patrocinadora;
  • Estão alinhadas às metas da área de enfoque Recursos Hídricos e Saneamento.

Valor da bolsa

As Bolsas de Estudo cobrem mensalidade/anuidade; hospedagem e alimentação; livros e materiais; custos com outro programa de estudos negociados entre Fundação e o UNESCO-IHE.

As bolsas de estudos são financiadas pela Fundação Rotária, que paga €34.000 diretamente ao UNESCO-IHE para cada bolsa de estudos, mediante o cumprimento de todos os requisitos.

Perfil dos candidatos

Os candidatos são selecionados com base em mérito e em sua capacidade de causar impacto significativo durante suas carreiras em questões relacionadas à água e saneamento. O candidato ideal deve apresentar bom desempenho acadêmico, ter experiência profissional relevante e demonstrar liderança na comunidade.

É esperado que o bolsista tenha um bom conhecimento sobre o Rotary e forte compromisso para colaborar em atividades e serviços do seu clube e distrito patrocinador. O candidato deve:

  1. Ter bom histórico e grande potencial em sua vida acadêmica e profissional, tendo causado impacto na comunidade;
  2. Fazer pelo menos uma apresentação em evento de Rotary Club ou distrito na Holanda;
  3. Fazer pelo menos uma apresentação em Conferência Distrital em seu país de origem;
  4. Trabalhar, após o regresso, com os rotarianos patrocinadores em uma atividade da área de recursos hídricos e saneamento que cause impacto positivo em sua comunidade;
  5. Voltar para seu país após o término do ano acadêmico para seguir carreira nas áreas de recursos hídricos e saneamento.

Saiba mais sobre as Bolsas de Estudos para Profissionais da Área Hídrica e de Saneamento (kit de inscrição, termos e condições):

https://rotary.org/pt/unesco-ihe

Conheça o Instituto UNESCO-IHE Delft de Educação para as Águas:

https://www.un-ihe.org/

 

Anúncios